quinta-feira, 18 de setembro de 2008

FILTROS



Existe uma grande variedade de filtros que produzem inúmeros efeitos

POLARIZADOR, tem a propriedade de bloquear a luz polarizada refletida, o efeito obtido pelo filtro polarizador é um grande aumento no contraste e na saturação das cores e a eliminação dos reflexos em superfícies não metálicas, espelhos d'água ou vidros, também ocorre um aumento acentuado na saturação do azul do céu

UV (ultra violeta), tem a capacidade de bloquear as radiações ultra violeta, produzindo imagens mais nítidas e com cores mais vibrantes

FILTROS DE CONVERSÃO, servem para filmar sob a luz do dia com material para 3200K e vice-versa

ND (Neutral Density) ou Densidade Neutra, serve para baixar a luz sem alterar as cores, ou ainda reduzir a profundidade de campo
FL-D, corrige a luz da lâmpada fluorescente tipo Daylight e o FL-W a lâmpada tipo Cool White
ENHANCING, intensifica os tons vermelhos e laranjas, com efeito reduzido nas outras cores
CORAL, para esquentar a imagem
LOW CONTRAST, acentua o contraste nas áreas de sombra densa espalhando as luzes das áreas altas para as áreas de sombra, diminue o contraste e suaviza as cores
WHITE NET, suaviza detalhes sem afetar o contraste
Filtros difusores, SOFT, SMOQUE, PRO-MIST, DIFFUSION, WARM
Filtros de efeito, DAY FOR NIGHT, FOG, SEPIA, STAR, TWILIGHT

Os filtros são fabricados em cristal ou em gelatina e podem ser enroscados diretamente na frente da objetiva, colocados em “boxes” presos à base da câmera, em “slides” encaixados atrás da objetiva, dentro da câmera, ou ainda em “carrocéis” usados nas câmeras de vídeo