domingo, 7 de maio de 2006

MEDIÇÃO DA LUZ

Chamamos de exposição o ato de sensibilizar o filme com uma determinada quantidade de luz, que é controlada através dos mecanismos de diafragma e obturador da câmera.
A exposição correta de um filme é aquela que equilibra da maneira mais harmônica os tons de cinza do quadro. Esse balanceamento de tons é sempre considerando uma determinada fonte de luz, cuja intensidade modificará esta exposição.
Leva-se em conta para o cálculo os seguintes fatores: sensibilidade do filme, tempo de exposição (obturador) e diafragma.
Para medir a intensidade de luz utilizamos o fotômetro, que traduz os valores luminosos em índices de exposição. Essa medida é feita numa escala de foot-candles, EV (exposure value) ou lux, e convertida pelo próprio fotômetro, através de um ábaco ou de um chip eletrônico (no caso dos digitais), em valores de tempo de exposição e diafragma, sempre segundo uma determinada sensibilidade (ASA, DIN ou ISO). Este valor, já traduzido para stops (diafragma), é o ponto em que a luz medida será interpretada pelo filme como cinza médio.
O cinza médio é uma tonalidade específica de cinza que reflete 18% de luz, e que representa um ponto intermediário na escala de tons visíveis, do preto mais profundo ao branco mais brilhante. O fotômetro tem a função de fornecer uma referência ao fotógrafo, para que ele saiba como determinado assunto será registrado em tons de cinza.
O fotômetro pode medir tanto a luz incidente sobre o assunto, como a refletida, e ainda podemos medir a luz refletida com o spot meter, que mede pontos específicos do quadro.
O fotômetro de luz incidente faz a leitura da luz que incide sobre ele, por isso devemos posicioná-lo o mais próximo possível do assunto. Já o fotômetro de luz refletida, tanto a leitura de luz geral quanto "spot", o posicionamento é contrário, a medição deve ser feita na posição da câmera e apontada para o assunto. A diferença entre os dois tipos de luz refletida é que o de luz geral faz uma média da luz de todo o quadro, e a leitura será o cinza médio para esta média. O spot meter lê um ponto específico, pois sua medição é feita através de uma lente e sua área sensível é de aproximadamente 5º, o que determina uma leitura específica de pontos com maior ou menor reflexão de luz. Na prática a distinção básica entre fotômetros de luz incidente e de luz refletida é que o primeiro nos fornece o cinza médio independente do contraste do assunto, ou seja, mantendo a relação de contraste original entre as áreas mais claras e mais escuras do objeto. Já o fotômetro de luz refletida, considera os contrastes do assunto, pois áreas mais claras e mais escuras do mesmo assunto nos darão exposições muito diferentes no mesmo quadro.
De qualquer maneira, todo o fotômetro estará, sempre, nos fornecendo o cinza médio de uma determinada quantidade de luz em valores de exposição, referência que permite a luz medida ir para o centro da curva característica, dando espaço de latitude tanto para altas como para baixas luzes. Expor para um ponto específico, como no caso do spot meter, é jogar este ponto específico no cinza médio, que se for uma alta luz, incorrerá em enterrar as baixas luzes, perdendo-as, e se for baixa luz, correr o risco de estourar as altas luzes. Esta é a razão pela qual os fotômetros trabalham com cinza médio, é o ponto em que a latitude do filme será melhor aproveitada.
Todos os fotômetros modernos medem luz incidente e luz refletida, e alguns ainda acumulam a função spot.